História do Ministério

Image example

A Igreja Pentecostal Cristo a Viva Esperança, cujo nome fantasia é M.C.V.E. é uma Sociedade Religiosa sem fins lucrativos, de acordo com o Art. 153 parágrafo 5; Decreto Federal 4857 de 09/11/39; Artigo 114 da Lei Nº 6015 de 31/12/73 e alterações decorrentes da Lei 6216 de 30/06/73. Sua fundação data de 01/05/1985, e seu Estatuto Social foi consolidado em 01/05/1988, mas o início de tudo está bem lá atrás. Deus, em seus planos traçou uma história de milagres e conquistas para a Família M.C.V.E. saiba um pouco de nossa história.

Tudo começou com o pedido de uma mãe – A Senhora Jovenilia! Seu filho Pedro estava muito enfermo. Após recorrer aos recursos possíveis, Jovenilia recorreu à Deus. Ele poderia mudar o destino de seu filho. Mas quem chamaria parar orar por Pedro? Jovenilia se dirige até um jovem Pastor, chamado Ideir, que prontamente atendeu seu pedido. Pastor Ideir visita então Pedro. Ora por ele, mas o Espírito Santo o direciona a realizar uma campanha para que Pedro fosse curado. Deveria orar mais seis semanas. Surge então uma idéia! Poderia ser realizado então cultos naquele lar. Pastor Ideir sugere à Senhora que realizasse cultos em sua casa e a incentiva a chamar seus vizinhos e parentes. Os convites eram atendidos e a cada semana mais pessoas eram convidadas. De repente, milagres começam a acontecer. Pedro finalmente fica curado, outras pessoas também. As boas notícias se espalham rapidamente e os cultos continuam. A cada semana, vidas e vidas sedentas e carentes compareciam às reuniões. A casa da Sra. Jovenilia não comportava mais aquele público, que passavam de 100 pessoas. É necessário um local maior, É necessário pastorear aquele rebanho. Nasce então o M.C.V.E.
Deus provê um salão em Itaquera, mas o trabalhar não se restringia mais aquele bairro. O trabalho nos lares deveria continuar. Pastor Ideir inicia campanhas em sua casa, localizada no Parque do Carmo. Trinta cadeiras foram doadas, e os cultos eram realizados. Dentro de poucos meses os vizinhos se convertem, o bairro vai conhecendo a Cristo. O número de convertidos novamente passam de 100 pessoas. A casa no Parque do Carmo não comportava mais a multidão. O novo rebanho entra em oração. Um salão na Cidade Líder é alugado, e torna-se a Igreja Sede. O trabalho continua crescendo, até que é realizado um convite para realizar cultos no bairro de Vila Antonieta. Nessas reuniões os milagres continuavam acontecendo de forma espantosa.Novamente a casa tornava-se pequena. Estrategicamente é sugerido que os cultos fossem itinerantes. Cada terça-feira, seria realizado na casa de uma pessoa. Em cada casa que abria suas portas, toda família era ricamente abençoada!
Há muitos anos atrás quando o Pastor Ideir Noronha era recém casado, pregava em um Congresso cujo tema estava baseado em I Pedro 1:3 "Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos! Neste dia, durante a pregação, uma criança caiu subitamente do colo de sua mãe, e desmaiou pois batera fortemente a cabeça no chão. Estava gravemente ferida. O Pastor Ideir, não para sua Ministração, pede calma à mãe que estava desesperada, e junto com a Igreja ora pela criança. No mesmo instante a criança retorna do desmaio e é curada. Ao escolher o nome, para este Ministério, não poderia haver outro melhor: M.C.V.E. – Ministério Cristo a Viva Esperança !
Um salão é oferecido para sediar a igreja, localizado na Rua Alto Belo, 77. O M.C.V.E. finalmente se estabelece na Vila Antonieta. Deus opera poderosamente! Surge então, a necessidade de adquirir um terreno para a construção de uma Igreja maior. O Sr. Paulo de Tarso é designado para a tarefa. Sua missão: Encontrar o local estratégico na Vila Antonieta, ideal para construir a Igreja. Um exército de oração é levantado para vencermos esse desafio!. A Igreja encontra o terreno ideal. Finalmente a compra do terreno foi realizada, após muita oração, pois o proprietário se recusava a vendê-lo para uma Igreja. Seu pagamento tinha que ser feito em três parcelas Toda Igreja se posiciona. Campanhas e mais campanhas são realizadas. A primeira parcela é paga, mais oração e mais providência Deus vai mandando, e Ufa... consegue-se pagar a segunda parcela. Mas havia a última parcela, e todos recursos se haviam esgotados. O dia do pagamento estava chegando! Deus estava agindo no silêncio... De repente, o proprietário desiste da venda, e quer cancelar a negociação feita. Todo dinheiro dado seria devolvido, e o terreno não seria mais entregue. O que parecia ser uma grande derrota, era simplesmente a providência divina dando tempo hábil para a igreja levantar o montante da última parcela. A questão é resolvida no poder judiciário e o M.C.V.E. toma posse do terreno tão esperado. É iniciada a construção do Templo. A Igreja é transferida para um salão menor, até que a parte inferior da construção ficasse pronta. Inaugura-se a parte inferior da igreja, O M.C.V.E. sai do aluguel em Vila Antonieta para passar para seu próprio Templo. Mas o trabalho estava no começo! A parte superior devia ser construída, e a obra não podia parar. Estamos em 1990, em um momento da economia brasileira com alta inflação. Os juros passavam de 80%, e a tendência humana era manter todo dinheiro em aplicações financeiras. Um novo Presidente é eleito, e ao tomar posse em 15/03, confisca todo dinheiro da nação. O Brasil para. O M.C.V.E. não! Tamanha foi a direção do Senhor que todo dinheiro arrecadado era convertido imediatamente em material para a construção. Quando houve o confisco, não havia saldo bancário para isso. Deus abençoava a igreja que continuava contribuindo, mesmo em um momento de instabilidade. Finalmente o Templo fica pronto. Este agora, era a sede nacional do M.C.V.E. pois outras igrejas já estavam sendo abertas em todo país.Desde então, começa ser investido o crescimento nas outras Igrejas, compra-se terrenos e são construídas Igrejas em Rondônia, Pernambuco e Bahia, mais Igrejas vão sendo abertas.
Em Lucas 7:21 e 22 – após ter curado muitas pessoas: "Ide e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anunciam-se o Evangelho". Esta palavra tem se cumprido no M.C.V.E. Durante estes 15 anos vidas foram libertas! pessoas foram curadas! Paralíticos agora andam, surdos agora ouvem, famílias foram restauradas ! pessoas já foram ressuscitadas ! O poder de Deus e o mover do Espírito Santo está sendo derramado de maneira surpreendente Vemos aqui uma Igreja fundada em Cristo, levantada sob milagre, construída sob milagres! Uma Igreja cujo nome surgiu de um milagre, Uma Igreja gerada em amor ! O grande amor incomparável de Deus pelos seus filhos, dando seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo. 3:16). O amor de Cristo que assumiu a forma de servo, para hoje sermos livres ! O amor de um Pastor, que não mediu esforços para arrebanhar suas ovelhas! O amor de um povo, que se une na unidade do Espírito Santo, para somarem e serem parte desta história!
A Igreja continua crescendo, o Templo Sede torna-se novamente pequeno. Precisamos aumentá-lo, precisamos adquirir o terreno ao lado. Novamente mais um proprietário torna-se irredutível para vendê-lo a uma igreja. O povo de Deus se posiciona. As imobiliárias não conseguem vender este terreno para o M.C.V.E. O Pastor Ideir direcionado por Deus inicia o processo de negociação, ligando diretamente para o proprietário. A venda é concluída. Mais um milagre acontece! Estamos em 1998, e nasce uma nova visão do M.C.V.E. dada por Deus. A igreja precisa crescer para fora, e não mais para dentro! Foram 6 meses de implantação! Líderes são levantados para ensinarem e são preparados para levar o Evangelho às famílias. Em Janeiro de 1999 inicia os Núcleos Familiares em todas as extensões do M.C.V.E. A Igreja cresce mais rapidamente. Nos núcleos familiares vidas são impactuadas pelo poder de Deus. Os candidatos ao batismo são enviados, e mais ovelhas vem à Cristo. Neste momento a igreja se mobiliza. Ministérios são levantados para ajudarmos o nosso próximo. O Ministério com Mulheres mostra sua força, Surge o Sopão ! Surge o GAF! com estes departamentos famílias e vidas excluídas da sociedade são alimentadas e recebem carinho e atenção. A equipe de evangelismo une forças. A Casa Abrigo é inaugurada, abrigando crianças que terão agora um futuro diferente. Inicia-se a construção para ampliar a sede. Começa mais um grande desafio. A nova construção! Recursos são levantados com grande trabalho, mas a obra não para. Levanta-se a primeira laje, levanta-se a Segunda laje. Fica pronta a galeria. Chega-se o dia de derrubar a parede direita do templo, para unificar as duas construções. A iluminação é improvisada. Cadeiras são improvisadas. Os músicos e técnicos se desdobram para guardar e montar seus instrumentos e aparelhagem de som. No primeiro culto realizado, em meio a paredes abertas e metade do templo destelhado, o Pastor Ideir declara: - Irmãos, parece que estamos no início de tudo ! No dia 01/05/2000 é realizado a pré-inauguração do novo Templo, que atualmente está na fase de acabamento.